Skip to content

Boca + Boca = Beijo

15 abril, 2008

Desde quando essa equação é “proibida”?

Você se despede da sua namorada no aeroporto. Seus olhares se encontram e um beijo gostoso simplesmente acontece com a suavidade e beleza que marcam esse gesto de afeto. No meio do caminho, nenhuma pedra, mas apenas uma mensagem nos alto-falantes:

“Passageiras, favor manterem suas mãos longes uma da outra. Favor pararem de beijar”.

Brincadeira? Até parece, só que realmente aconteceu.

Domingo, dia 30 de março, seis e meia da manhã em Londres. Um casal gay se beijou com naturalidade na estação Londres/St. Pancras quando foi surpreendido por um anúncio público:

“Passageiros, queiram manter suas mãos em vocês mesmos e se abstenham de beijar”.

Chocado com o que tinha escutado, Jean Lechmand (heterossexual), que assistiu a tudo, queixou-se à companhia. De acordo com ele, “o comportamento dos jovens não era lascivo (…) na verdade, eles não estavam fazendo nada além do que qualquer casal heterossexual faz regularmente em estações (…) o anúncio não foi só fora de linha, mas doloroso… Foi flagrante discriminação com base na orientação sexual”.

A Lei de Igualdade por Orientação Sexual entrou em vigor em Londres em abril de 2oo7 e tornou proibida qualquer conduta discriminatória – motivada pela orientação sexual – “no fornecimento de bens, facilidades e serviços, educação e no exercício de funções públicas”. A existência dessa legislação consistente não impede, todavia, a ocorrência de incidentes homofóbicos como o ora relatado. Mesmo assim, representa uma proteção para os gays, lésbicas e bissexuais.

A Diretora do serviço de atendimento ao cliente da empresa, Karen Boswell, afirmou-se envergonhada pelo incidente em Londres: “A empresa tem padrões muito elevados de serviço de atendimento ao cliente e esperamos que nosso pessoal seja profissional em todos os momentos. Por isso, é extremamente decepcionante e perturbadora a notícia do incidente na Estação Internacional St. Pancras (…) Eu, pessoalmente, conduzo o inquérito sobre este incidente terrível, inaceitável e o funcionário em questão será tratado com muita seriedade (…) não houve má intenção, mas posso compreender como essa estúpida observação poderia perturbar muitas pessoas. Não vamos tolerar comportamentos homofóbicos, sexistas ou racistas de qualquer um dos nossos colaboradores (…)”. 

Por ironia, na Estação St. Pancras, existe uma escultura imensa de um casal heterossexual se beijando, de modo que a equação “Boca + Boca = Beijo” parece somente ser “proibida”, para alguns, quando se trata de algo diverso desse padrão.

 

 

 

Fonte: PinkNews.

10 Comentários leave one →
  1. Té Pazzarotto permalink
    15 abril, 2008 6:22 pm

    Nem preciso ir tão longe, nem chegar a um beijo…

    Ano passado duas amigas minhas foram abordadas por um segurança de um shopping que pediu que elas mantivessem uma certa distância, pois a troca de carinho (apenas abraços e cafunés) estava incomodando os outros clientes.

  2. Julia permalink
    15 abril, 2008 7:50 pm

    Bom, por enquanto não aconteceu comigo. Nunca passei por qualquer tipo de discriminação, nem aqui em São Paulo, nem no interior, nem em outros Estados e muito menos no exterior.
    Tudo bem, eu e minha namorada não somos extremamente carinhosas em público, mas também não restringimos nada para agradar aos outros.
    Sorte a nossa, pelo jeito…

  3. 16 abril, 2008 6:53 pm

    Minha namorada e eu nunca passamos por isso, mas com certeza se acontecesse ela armava um barraco!

    Mas já aconteceu comigo e uma outra garota q eu ficava ha muito tempo atras, de estarmos nos beijando em um bar q sempre promovia eventos GLS, mas q naquela quarta-feira nao tinha nada de especifico. Nao estavamos fazendo nada de mais, soh nos beijando normalmente, e o garçon veio falar q o gerente pediu q parassemos, pq estava incomodando os outros clientes. o grande detalhe era q naquele dia uma de nossas amigas estava de DJ e a maioria do publico era de sapas conhecidas nossas, alem da gente soh tinha um cara num canto, sentado, bebendo sozinho. Realmente nos pegou desprevenidas aquele pedido, vindo daquele lugar, numa noite como aquela, onde a maioria do publico era GLS.

    http://www.oraculodelesbos.blogspot.com

  4. 17 abril, 2008 12:01 am

    Tem uma “tarefa” para você no UNV. Confira!

  5. Aranel permalink
    17 abril, 2008 10:37 am

    Verdade, Té…

    um mero aproximar pode compor parcela das equações proibidas, inclusive no nosso país…

    Há um longo caminho a percorrer ainda…

  6. Aranel permalink
    17 abril, 2008 10:45 am

    Realmente uma sorte, Julia.

    Mas, como você mesma disse em coluna publicada, o preconceito se encontra no “consciente coletivo” aguardando o instante para se apresentar em um “estado de aparência”…

    Que cada instante de luta represente um constrangimento a menos para os casais unidos pela homoafetividade.

  7. Aranel permalink
    17 abril, 2008 10:55 am

    Renata,

    incidente lamentável o que você relatou. São efetivamente situações constrangedoras e desagradáveis (no mínimo).

    Pior que, infelizmente, esses acontecimentos não são incomuns…

    A realidade é que boa parte dos casais homossexuais evita troca de carinhos em público, a fim de minorar as chances de uma reação homofóbica.

  8. Aranel permalink
    17 abril, 2008 10:58 am

    BF,

    “tarefa” conferida e, claro, aceita!

  9. 18 abril, 2008 11:27 am

    Minha namorada e eu agimos com naturalidade na maioria dos lugares, até no supermercado. Várias vezes a gente pega as pessoas com olhos bem arregalados por causa de mãos dadas, abraços ou beijos comportados. Eu na verdade acho graça nessa gente! Tenho vontade de dizer, cuidado que a sua pupila vai saltar do olho fora! Mas nunca fui advertida em lugar nenhum, se eu for, já tenho o meu discurso pronto. Chamo a polícia e processo o dono da espelunca!
    Ah esqueci de dizer: muito prazer!
    beijos

  10. Aranel permalink
    20 abril, 2008 9:36 am

    Karina, adorei!

    Pupilas saltitantes à parte e muitos risos depois da sua intervenção bem humorada e decidida, afirmo que o prazer foi compartilhado!

    Beijos. =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 212 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: