Skip to content

Hollywood e o armário de vidro

6 junho, 2008

Tenho uma amiga que trabalha no mundo das artes e que diz que, no meio em que ela convive, é “obrigatório” ser, “pelo menos”, bissexual. É claro que trata-se de um exagero, mas o que ela quer dizer é que o pessoal que trabalha em teatro, cinema e artes plásticas conta com um ambiente profissional muito mais aberto do que quem ganha pão como engenheira, advogada ou consultora empresarial.

Mesmo assim, os atores e atrizes – seja de Hollywood, seja da Globo – que são gays, sofrem bastante, mesmo estando em um meio artístico. O que acontece é que eles dependem de sua imagem perante o público para garantir bons papéis e quem “queima seu filme” corre sérios riscos de ficar na geladeira – ou de ser convocado apenas para papéis secundários.

Ellen & Portia

Por isso, me deixou muito feliz a manchete veiculada pela agência Reuters sobre atores e atrizes de Hollywood “rompendo” o “armário de vidro”.(Expressão utilizada para descrever a situação de pessoas que são sabidamente gays ou lésbicas, mas que não se assumem oficialmente por medo de represálias.)

A reportagem afirma que, com personalidades como Ellen DeGeneres e T.R. Knight assumindo sua homossexualidade publicamente e seriados como “The L Word” ganhando popularidade nos últimos anos, especialistas da indústria acreditam que o fato de ser gay ou lésbica já não é um obstáculo grave à carreira de celebridades.

A agência destaca ainda que nesta semana, a Suprema Corte da Califórnia deu sua aprovação final aos casamentos homossexuais no Estado, abrindo o caminho para Ellen DeGeneres e sua namorada há quatro anos, a atriz Portia de Rossi, sacramentarem sua união.

“Não observei nenhuma diferença depois de ‘sair do armário”‘, disse o astro de “Grey’s Anatomy” T.R. Knight à Reuters num evento promovido em West Hollywood para saudar os casamentos gays. Mas Knight, que foi forçado por um colega a assumir sua condição de gay em público, observou que tem um emprego regular, o que não é o caso de todos.

Mesmo assim, especialistas dizem que o “armário de vidro” ainda existe para alguns atores. Mas, pelo fato de celebridades abertamente gays como Knight, DeGeneres, De Rossi e Rosie O’Donnell estarem rompendo barreiras, o armário já apresenta rachaduras.

Ilene Chaiken, criadora e produtora executiva de “The L Word”, popular seriado sobre um grupo de amigas lésbicas, disse que dentro em breve qualquer estigma contra gays será irrelevante.

“Nossos jovens acham absurdo que gays não possam se casar. Quando eles se tornarem a cultura consumidora dominante, a maioria desses problemas já terá deixado de ser problema”, disse ela.

Isso será bastante importante para todos os gays e lésbicas. Sabemos o poder de formar opinião que as estrelas de Hollywood têm. Com mais gente saindo dos armários glamourosos de vidro, mais gente “normal” também vai se sentir à vontade pra se assumir. E mais gente vai aceitar isso. Pelo menos, é o que se espera.   
   
Com informações da Reuters

4 Comentários leave one →
  1. Aranel permalink
    7 junho, 2008 8:10 am

    “Com mais gente saindo dos armários glamourosos de vidro, mais gente ”normal” também vai se sentir à vontade pra se assumir. E mais gente vai aceitar isso. Pelo menos, é o que se espera.”

    Muito bem posto, Marina!

    Realmente é o esperado e desejado; principalmente, considerando esse “poder de formar opinião que as estrelas de Hollywood têm”, como você bem disse!

    Beijos e Beijos! =]]]]]

  2. Té Pazzarotto permalink*
    8 junho, 2008 12:25 am

    Tá uma onda…
    A dona Jodie Foster que anda quebrando esse armário de vidro com um pé de cabra, Lindsay Lohan com Samantha Ronson…

    Quando eu morrer o inferno vai tá é animado… ¬¬

  3. Baixinha permalink
    8 junho, 2008 12:58 am

    Que inferno Té, vamos é todas para o céu, Deus nos fez assim e assim que morreremos felizes e lésbicas, o céu também vai esta animado espera eu chegar lá.

  4. Marina Meirelles permalink
    8 junho, 2008 1:09 am

    Hehehehe!

    O que importa é que esse pessoal é tipo o carro abre-alas que eu quero passar! ;-))

    Bjosss!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: