Skip to content

Presidente Lula levanta a bandeira gay!

7 junho, 2008

A Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LBGT) está a pleno vapor! Iniciada no dia 5 de junho, ela vai até o dia 8 desse mês e é a primeira Conferência LBGT do Brasil e do Mundo realizada com apoio governamental – segundo a Agência Brasil. Estão sendo debatidas diretrizes para realização de políticas públicas que promovam a cidadania e direitos humanos do seguimento LBGT, assim como devem surgir novas propostas de combate à homofobia no Brasil.

Em excelente reportagem também da Agência Brasil, o Presidente Lula demonstrou solidariedade ao movimento LBGT contra o preconceito e segurou a bandeira gay: “Ninguém pergunta a opção sexual de vocês quando vão pagar imposto de renda. Por que, então, discriminar na hora em que vocês livremente escolhem o que querem fazer com o corpo de vocês”.

Logicamente, amplas reivindicações foram feitas, inclusive no que se refere ao PLC 122/2006 (projeto de Lei que criminaliza a homofobia). Nada mais natural, considerando-se que, se aprovado no Senado, o projeto ainda será submetido à sanção ou ao veto do Presidente da República. Mas, o Presidente Lula foi muito claro na entrevista concedida à Agência Brasil quando disse: “No que depender do apoio do Poder Executivo e dos ministros, iremos trabalhar para que o Congresso Nacional aprove o que precisa aprovar neste país. Mas seremos honestos. Aquilo que não puder ser feito, a gente vai dizer: ‘Isso aqui não dá, isso aqui não passa’”.

Não custa lembrar: já existem acordos políticos objetivando a aprovação integral do PLC 122/2007 no Senado para que o Presidente promova o veto dos pontos controvertidos. Fátima Cleide, relatora do Projeto de Lei, pretende aprová-lo sem emendas. A dificuldade agora é amortecer os segmentos mais conservadores do Senado, a exemplo do senador Marcelo Crivella¹.

Com a aprovação integral, seria possível fugir de modificações no texto que exigiriam uma nova apreciação do Projeto (nesses pontos) por parte da Câmara de Deputados gerando mais demora para a aprovação do PLC. Veremos o que acontece.

______________________

1 Vide as seguintes matérias:

 Agência Senado: Notícia 1. 

Agência Senado: Notícia 2.

15 Comentários leave one →
  1. missgray permalink
    7 junho, 2008 12:22 pm

    Esta frase do Lula foi boa!
    O que eu achei “engraçado” foi o olhar do senhorzinho ao lado de Dona Marisa.
    Bom findi pra vcs!

  2. Aranel permalink
    7 junho, 2008 2:12 pm

    missgray, pensei a mesma coisa… a mesma coisa!

    Excelente fim de semana para você também, querida!

  3. 7 junho, 2008 4:57 pm

    Nem acredito que o homem disse coisas sensatas uma vez na vida! Quem será que escreveu essas falas? Se foi ele, está redimido de 5% dos pecados. rsrs

  4. missgray permalink
    7 junho, 2008 5:16 pm

    Aranel, ou o senhorzinho não conseguiu esconder a aversão interior ou ele não gostou do tom do paletó do Lula. Acho que ele deve ter achado que aquele cinza (!) não ornou com as cores da bandeira, né?
    Beijão!

  5. 7 junho, 2008 8:19 pm

    Esse é o mesmo presidente q fez a piadinha sobre Pelotas? Sobre ela ser um polo de exportação de viados? Aposto que essa piada ninguem escreveu para ele.

  6. Marina Meirelles permalink
    8 junho, 2008 1:06 am

    Adorei a frase sobre o IR.
    Resume tudo!

  7. Aranel permalink
    8 junho, 2008 10:48 am

    Disse, Paloma. Dessa vez, disse… =]]] Espero, agora, que a prática se assemelhe ao discurso…

  8. Aranel permalink
    8 junho, 2008 10:49 am

    “Acho que ele deve ter achado que aquele cinza (!) não ornou com as cores da bandeira, né?”

    E como é, missgray! E como é! Como a bandeira é alegre demais, talvez a combinação com a cor cinza não tenha agradado…

    O fato é que, mais um vez, pensamos da mesma forma. =] E podemos até errar, mas que parece… parece rs…

    Beijão para você! =]]]]

  9. Aranel permalink
    8 junho, 2008 10:51 am

    Re, acho que é o mesmo Presidente, mas com uma visão diferenciada. Ao menos, é o que espero e precisamos…

  10. Aranel permalink
    8 junho, 2008 10:53 am

    Marina, para mim, a frase resume tudo também… Essa entra para as pérolas boas do Presidente. =]]]

  11. Té Pazzarotto permalink*
    8 junho, 2008 10:59 am

    esse negócio (plc 122) tá cheio de mutreta, isso sim!

    você, nel, sabe como anda minha opinião sobre…

  12. Aranel permalink
    8 junho, 2008 11:28 am

    Sei, Té… sua preocupação é que esses acordos políticos sejam descumpridos e o principal do projeto se perca… Também é um temor que tenho, mas me preocupa ainda mais a possibilidade de ficar sem o amparo da lei por mais um bom tempo até que os deputados apreciem as alterações feitas no Senado…

    Realmente são preocupantes as duas possibilidades =///

  13. fernanda benvenutty permalink
    10 junho, 2008 12:28 pm

    Acredito que neste país ainda tem mais importância, escândolos sexuais;como no caso das travestís e Ronaldinho.Na I conferência nacional glbt, reconhecidamente como; conferência glbt do mundo Onde uma travestí e representação nacional, bem conceituado e escolhida por todo movimento glbt naional e que no seu pronunciamento emocionou até o presidente Lula levando toda plenário ao choro, não tem tido tanta visibilidade. Ela foi a primeira tavestí estar e falar para o presidente da nação e toda comunidade glbt nacional e internacional. A frese da conferência ( Senhor presidente a mesma sociedade que nos violenta, acredide é amesma que nos leva para cama.) Fala da fernanda Benvenutty da Antra. Articulação das travestís tranesxuais.

  14. Junior permalink
    7 julho, 2008 5:49 pm

    Eu gostaria de fazer um elogio e uma correção:

    Elogio: Bravo!! Não importa se por ideologia ou puro interesse político, a participação do Presidente da Republica na abertura da conferência GLBT mostra que a sociedade brasileira está evoluindo a passos largos. Nosso presidente esta dando o exemplo e ataindo a admiracao de muitos governantes aqui na Europa (nenhum ainda teve a mesma coragem mesmo tendo frente a si sociedades muito mais tolerantes).

    Correção: nas palavras do Presidente, sexualidade é “opção” – ““Ninguém pergunta a opção sexual de vocês quando vão pagar imposto de renda” – quando na verdade é uma “condição” e assim sendo nao deixa espaço para o julgamento certo ou errado. Podemos sim julgar as escolhas alheias como certas ou erradas. Não podemos em hipótese alguma julgar a “condição” alheia. Ser branco ou negro, asiatico ou caucasiano, alto ou baixo, hetero ou homo, são condiçoes, nascemos assim e não escolhemos ser assim. Nenhum julgamento cabe na noção de condição!!

    Abraço a todos,

    Jr (de Budapest)

Trackbacks

  1. Lula e a União Homoafetiva « Na Ponta dos Dedos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: