Skip to content

A Propaganda!

20 outubro, 2008

 

É fato que, de tempos em tempos, podemos pegar amostras da sociedade e, comparando-as, percebermos mudanças de comportamento, valores, consciência; mudanças no fio condutor que rege e regra a vida das pessoas.
Mudanças!

A “nova moda” é a “velha moda” com nova embalagem.
Há muito tempo ninguém inventa nada, ou será que ninguém nunca inventou?
O problema é de semântica ou é distorção mesmo?
Agregamos valores “novos” sem criar o “novo”.

Toda essa enrolação é pra falar que nada é feito sem intenção.
O interesse está presente em tudo. Acredito que sempre esteve.

Cheguei, então, ao ponto que queria: Propagandas!

A Propaganda é hoje um dos mais importantes “socializadores”, além de ser uma instituição tradicional! Ela reinventa e “inventa” dentro de certos limites.

Bem ou mal, o “EU” é o imperativo atual!
O que Eu quero, o que Eu gosto; o EU diferente dos outros (alguns individualizados, outros pseudo-individualizados).

A sociedade se expandiu e o interesse das pessoas mudou.
Mudou como um balé implícito: você empurra daqui, eu me adapto de lá; te seduzo assim, você se encanta aí.

Obviamente, a Propaganda não só participou do processo como soube percebê-lo e usá-lo! 

Se perguntem: é pelo dinheiro? Provavelmente! A função final da propaganda é o lucro.
A intenção e o interesse fazem diferença pra vocês?

Alguns exemplos:

“Famílias, Nebacetin”

___

“Todo Mundo, New Beetle”

___

Campanha de combate a AIDS (2007)

___

Levi’s

___

Dolce & Gabbana

5 Comentários leave one →
  1. 20 outubro, 2008 11:53 pm

    Adorei o post! Varios comerciais que eu nao conhecia. Muito bom!

  2. Vani permalink
    21 outubro, 2008 9:10 am

    É nestas horas q tenho orgulho de ser publicitária tb… hehehehehe

  3. Mah permalink
    21 outubro, 2008 11:14 am

    Eu aceito meu pagamento pela ajuda em forma de chocolate…xD

  4. 21 outubro, 2008 11:50 am

    Amei! Ficou realmente muito bom!

    Parabéns, Té!

  5. 21 outubro, 2008 4:59 pm

    Publicidade é investimento para ter lucro, acima de tudo. Não devemos achar que se mostram famílias/situações gays porque os publicitários são bonzinhos, mas nem por isso a propaganda deixa de cumprir o seu papel de valorizar a diversidade.

Deixe um comentário

