Skip to content

Fútilbol ou Futebol?

16 novembro, 2008

 

fútil?
fú.til
adj (lat futile) 1 Leviano, frívolo. 2 Vão, inútil. 3 Que tem pouca ou nenhuma importância.

Se os seres humanos são movidos à emoção, a forma como cada um se sente estimulado a extravasá-la varia e muito. Há quem coma para gozar, quem goze em ser comido, quem veja futebol para relaxar, e quem prefira ficar tenso o jogo inteiro para se sentir vivo… Respeitada a versatilidade da empolgação ou o absoluto desinteresse pela prática esportiva, nada incomoda mais do que a ausência de sintonia entre duas pessoas que vivem juntas, mas se mantém totalmente afastadas na hora de escolher como gastam o tempo livre.

– Qual a bronca de hoje, Didi?

– Há dois dias fui trocada por uma partida de futebol. Entendi… Torcer para o time do coração é torcer por si mesmo… Já hoje? Fui largada por quatro partidas, Nel! Só aumentou a quantidade… Poxa, passo a namorar mulher pensando que meus problemas vão diminuir, agora arrumo um relacionamento mais complexo e duplico meu ódio ao futebol. Eu doida pra dar e a Fernanda doida pra receber uma bolada na cabeça, porque só com uma bola pra chamar a atenção daquela inútil! – Infelizmente não consegui deixar de rir da situação.

– Mas… Você não gosta nem um pouco?

– Gostava de ver com meu pai…

– E qual o motivo de não ver com sua namorada?

– Quando eu não sabia alguma coisa, meu pai me explicava, mas ela fala como se fosse uma aberração dizer o que eu digo ou não saber o que eu não sei… Pior é que o time dela ainda é o mesmo do meu ex-namorado… Quer desgraça maior? Morte ao… pi, pi, pi…

Pouco adiantaria numa situação dessas encontrar meia analogia entre o esporte e o sexo. A falta existente ali parecia ser outra e o único juiz a decidir a partida tinha se esquecido das regras básicas para manutenção de um relacionamento feliz.

Se me indagassem se prefiro sexo ou futebol, minha resposta não seria nada européia¹. Mas, ainda assim, o futebol não se torna sinônimo de futilidade por isso. O fato de não ter importância para alguns não reduz a relevância para os demais. Leviandade mesmo é acreditar que, excluindo, direta ou indiretamente, o parceiro(a) de um universo com o qual ele não se familiariza², soluciona-se o problema da aversão ou o dilema da “pseudo-troca”.

Não é preciso manter relacionamentos e outras predileções em compartimentos estanques, e sim encontrar um meio termo em que cada um seja e se faça importante de forma única, ainda que dividam o mesmo tempo; mesmo que partilhem o mesmo espaço. E, nesse caso, relativizar é justamente o que permitirá coexistir.

_____________

¹ 72 por cento dos espanhóis prefere futebol a sexo. 67 por cento dos noruegueses também escolhe o futebol, se tiver que fazer uma opção. A média da Europa situa-se exatamente nos 50 por cento: metade prefere sexo a outra opta por ver futebol. Mas aqui ficam mais alguns dados: Cerca de 83 por cento dos portugueses prefere praticar sexo a assistir a um jogo de futebol. 75 por cento dos italianos fica com sexo e manda o futebol dar um passeio na Toscana – tão linda…, e o mesmo se passa com 73 por cento dos franceses e 70 por cento dos belgas que agarram o sexo largando o bate-bola para outras situações. (Pesquisa realizada pelo Social Issues Research Centre).

² Futebol é apenas uma das inúmeras possibilidades.

6 Comentários leave one →
  1. Té Pazzarotto permalink*
    16 novembro, 2008 2:08 pm

    Ai ai essas namoradas… rs
    Não podiam assistir o jogo ao nosso lado?!
    A minha também só falta me matar! Diz que eu a troco pelo São Paulo…

    Até parece… ¬¬
    São duas coisas diferentes!

    =p

  2. 17 novembro, 2008 12:12 pm

    KKKKK! Minha namorada tb torce para o time do meu ex! E não podemos falar sobre futebol, senão são alguns dias sem ela falar comigo. rs

  3. Cláudia permalink
    20 novembro, 2008 8:22 pm

    Futebol, ADORO!!!

    SEXO, ADOOOROOO!!!!!!!!!!

    =D

  4. 24 novembro, 2008 1:50 pm

    Ainda bem que são diferentes, né, Té?

    Já pensou se fossem um tantinho idênticos? Acho que você ia preferir ficar sem algo… hehehe…

  5. 24 novembro, 2008 1:51 pm

    Pois é, Re! Entendo você! rs

  6. 24 novembro, 2008 1:53 pm

    Sexo ficou em destaque… Com razão, Dinha! =]]]]]

Deixe um comentário

