Skip to content

Pense no prejuízo!!!

6 fevereiro, 2009

imagem

Preconceito contra gays é maior que contra negros e idosos diz pesquisa

.

Um total de 26% dos brasileiros admitem ter preconceito contra gays. Foi o que mostrou a pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo em parceria com a fundação alemã Rosa Luxemburg Stiftung.

Se comparado com o preconceito contra idosos e negros, esse número é bem maior. Na pesquisa Idosos do Brasil, de 2006, constatou-se que apenas 4% admitem ter preconceito contra as pessoas mais velhas e também 4% admitiram ter preconceito contra negros na pesquisa Discriminação Racial e Preconceito de Cor no Brasil, de 2003.

“A maior admissão de preconceito contra GLBT, seria expressão de um preconceito efetivamente mais arraigado, mais assimilado e menos criticado socialmente” explica o doutor em Ciência Polí­tica, mestre em Sociologia pela USP e coordenador do Núcleo de Opinião Gustavo Venturi.

O estudo mostrou um contraste do comportamento do brasileiro junto à  população GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). A maioria dos entrevistados afirmou que o preconceito contra as pessoas de orientação sexual diferente é alto.

Um total de 92% disseram que o preconceito contra gays existe e também 92% afirmaram que o mesmo preconceito é enfrentado pelas lésbicas. No entanto, só  26% assumiram ser preconceituosos contra gays e 27% contra lésbicas.

Para Venturi, esse contraste se deve à  visão equivocada que as pessoas têm sobre as pessoas de orientação sexual diferente ao pensar que ser gay ou lésbica é uma escolha, por exemplo. “A maior admissão de preconceito contra GLBT tem a ver com a “natureza” da identidade sexual, para muitos vista como uma opção ou preferência – em contraste com as identidades “raciais” ou etárias que, de modo mais evidente, independem das escolhas individuais, sendo assim não passí­veis de crí­tica” ressaltou ele.

A pesquisa constatou ainda que 70% dos entrevistados acha que o problema do preconceito contra GLBT “as pessoas têm que resolver entre elas” e somente 24% acham que o combate à  discriminação deve ser feita pelo governo através de ações para promover a cidadania dessa população.

O estudo mostrou também que a religião só estimula o preconceito, como também colabora para a intolerância. Um total de 66% dos entrevistados concordaram com a frase: “a homossexualidade é um pecado contra as leis de Deus.”  Da mesma forma que a religião influi, o discurso médico também. 40% dos entrevistados concordaram com a frase “a homossexualidade é uma doença que precisa ser tratada.”

“Por trás da imagem de liberdade que o senso comum atribui ao povo brasileiro, particulamente em questões comportamentais e de sexualidade, há graus de intolerância com a diversidade sexual bastante elevados” conclui o professor Venturi. Os dados da pesquisa indicam, segundo ele, que “há muito por fazer, em termos de polí­ticas públicas, para tornar realidade o nome do programa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, criado em 2004, Brasil sem Homofobia.” Sobre esse programa, a pesquisa constatou que apenas 10% da população o conhece.

Fonte: Athos GLS

4 Comentários leave one →
  1. 7 fevereiro, 2009 12:45 am

    Acho que esse numero é bem maior,mas tem muita gente que n tem coragem de dizer.É uma pena,mas pra compensar,tem muita gente se livrando dessa praga de preconceitos de minorias!
    =)

  2. 8 fevereiro, 2009 9:33 am

    Acabei de ler a reportagem sobre essa pesquisa no jornal de minha cidade… Uma decepção com o povo brasileiro…

  3. 9 fevereiro, 2009 10:39 am

    Aff tem algo pior do que o preconceito?

    Ps: adorei o subtitulo do blog.
    rsrr!

    Bjoo!

  4. 10 fevereiro, 2009 12:10 am

    Gente eu morava em porto alegre e nunca tive problemas com isso, pelo contrario.. mas me mudei para são josé em sc e bah.. aqui a coisa é bem diferente.. dia desses eles correram com um casal de namorados do iguatemi, um absurdo! E o pior, as pessoas acharam que o segurança estava certo.

    É bem complicada a coisa..

    mas, uma hora a ficha cai!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: