Skip to content

Apenas um desabafo

5 março, 2009

igreja

Eu evito tocar no assunto religião por ser sempre polêmico e gerar tanta controvérsia.

Entretanto, preciso fazer um novo e breve desabafo.

Fico impressionada como a Igreja gosta de interferir na vida do próximo, mesmo que esta considere tal intromissão seu dever, tudo tem limite. Sei que ela é uma instituição social que tem sua importância e seu valor, mesmo que, muitas vezes, eu não perceba isso de forma tão clara. Entretanto, apesar da Igreja ter se intitulado a representação e a voz de Deus na terra, ela não é Deus para julgar.

Falam na lei de Deus e na lei dos homens, mas como bem lembrou o Arnaldo Jabor ontem no Jornal da Globo: “Quem escreveu a lei de Deus senão homens?”
Posso até não gostar muito dele, mas nesse ponto tive que concordar.

Às vezes acho que os “religiosos de profissão” realmente acreditam que Deus escreveu a bíblia inteira, ou que alguém “extremamente puro” a psicografou ¬¬.
Literalmente levam as coisas a ferro e fogo!

Não entendo por que tanta necessidade em condenar, criticar e punir.
Parece um recalque – já assistiram ao filme: O nome da rosa?!

O motivo desse “falatório” é o caso da menina de nove anos que foi violentada pelo padrasto e acabou engravidando.
Obviamente que a Igreja se meteu, mas não para dar apoio a esta família claramente abalada, nem para levar uma mensagem de amor, união… Qualquer coisa positiva. Não!

Quão desumano é tentar impedir uma criança de nove anos de fazer um aborto?
Bem, foi isso que a “Igreja” tentou fazer: “A menina engravidou de maneira totalmente injusta, mas devemos salvar vidas”, disse o arcebispo de Olinda e do Recife, Dom José Cardoso Sobrinho.

Dizer isso é, no mínimo, se considerar dono do significado da palavra vida e do que é realmente viver.

Onde está a compaixão do arcebispo para com o trauma que essa criança deve ter passado? E o respeito à decisão da família?
Não se salva vidas colocando outras em risco, uma vez que a gravidez de uma criança de nove anos é de risco extremo, e o perigo ainda era maior por se tratar de gêmeos.

Realmente, vamos respeitar mais a vida ¬¬

Pra completar, o arcebispo resolveu excomungar os médicos e a família pelo aborto.

Só rindo ¬¬

morte

“Não se vai negar, também, que os fanatismos religiosos ajudaram a obscurecer muitas vezes a mensagem ética profunda de liberdade, do amor, da fraternidade universal”.

____

relacionado: Deus e nós!

veja essa notícia aqui: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1027006-5598,00-IGREJA+QUER+IMPEDIR+INTERRUPCAO+DE+GRAVIDEZ+DE+MENINA+DE+ANOS+EM+PE.html

e aqui: http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1028423-16021,00-ARCEBISPO+EXCOMUNGA+MEDICOS+E+PARENTES+DE+MENINA+QUE+FEZ+ABORTO+DEPOIS+DE+S.html

6 Comentários leave one →
  1. 7 março, 2009 3:37 am

    Adoro humor negro.
    Quanto ao texto, é melhor abstrair, entende?
    Beijos :***

  2. Mara permalink
    9 março, 2009 8:32 am

    Olá!

    Este assunto me pertubou bastante.
    Acredito que ninguém tem o direito de impor ao outro um sofrimento, ainda mais nas cirunstâncias apresentadas.
    Mas gostaria de dividir com vocês o que aconteceu domingo.
    Sou espírita e participo de um grupo de estudos aos domingos. Neste domingo um casal participante veio contar de um batizado ao qual foram pela manhã.
    Lá, o Padre começou a falar do que havia acontecido com esta menina. E disse que sentia-se envergonhado pela atitude da Igreja perante o sofrimento daquela família. Disse que ele não era da Igreja dos homens, mas da igreja de Jesus, e que nós pensássemos no que Jesus faria neste caso que seria acolher aquela família. A platéia aplaudiu de pé. E eu fico imensamente feliz de saber que em todos os lugares temos pessoas que conseguem ser razoáveis, que pensam além de si mesmos, sem este verniz de religiosidade que quer impor aos outros o que não se quereria para si mesmo.
    Esta semana também tive uma grata surpresa ao ler um livro chamado “Entre o rosa e o azul” um livro espírita sobre homossexualidade. A maioria das idéias contidas nele eu já tinha. Mas foi muito bom ver gente dentro do movimento espírita que têm clareza para falar de homossexualidade. Isto porque muitas pessoas consideram como defeito, erro, obsessão, etc. Bem, independente de ser espírita os conceitos que ele passa são muitos úteis para todos, principalmente para quem tem problemas de auto-aceitação, dúvidas…
    Desculpe-me pelo post longuíssimo!

    Bjo!!!

    Mara

    • Té Pazzarotto permalink*
      9 março, 2009 12:19 pm

      Imagina, Mara.
      Seu comentário foi muito pertinente.
      Infelizmente sabemos que esses seres razoáveis parecem não ser maioria dentro da Igreja, uma vez que o próprio Vaticano apoiou o caso:

      O Vaticano e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil declararam apoio à excomunhão das pessoas envolvidas no aborto a que foi submetida uma menina de 9 anos, no Recife. Ela engravidou de gêmeos depois de ser violentada pelo padrasto. Mas o estuprador não foi punido pela igreja. (leia mais)

  3. 8 setembro, 2009 5:04 pm

    As pessoas criticam os cristãos no que diz respeito a bíblia, porem as mesmas não a conecem; eu posso falar do que conheço, desculpe mas na bíblia não existe psicografia, nem fala que Deus a escreveu mas sim que Ele inspirou homens santos para escreve-la(“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo. I S.Pedro 1:21)não gostaria de criticar pessoas mas pergunte quantas vezes este amigo que criticou a veracidade da bíblia a leu? Já a criança e sua familia devemos nossas sinceras petições para que eles possam através da contestada veracidade encontrar conforto!

    • 8 setembro, 2009 8:54 pm

      Dude, isso chama-se humor negro. Também espero que as palavras de consolo escritas na bíblia sirvam para aqueles que necessitam de conforto.
      Não travarei nenhuma discussão histórica ou ideológica aqui, minha conduta é bem diferente quanto a isso, realmente prefiro que cada um continue com suas crenças e sua fé.
      E sim, conheço o livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: