Skip to content

Você viu?

17 março, 2009

doritos1

.

Você já comeu Doritos? Já viu o novo comercial desse salgadinho?

Pois bem, até ontem eu não havia assistido, mas muitos homossexuais já viram e condenaram o VT taxando-o de homofóbico; a polêmica tá tão grande que foi inevitável ficar sabendo!

De fato, a propaganda é, no mínimo, ambígua.
Afinal, acho que ninguém pode afirmar com certeza absoluta o que seria “vergonhoso dividir”, se o gosto musical ( YMCA Village People), se a dança meio desajeitada, ou, supostamente, a sexualidade.
O fato da música ser reconhecidamente super GAY, não ajuda numa possível defesa. E vamo combinar que a escolha da trilha sonora dum comercial, principalmente dessas contas grandes como a Elma Chips (do grupo Pepsico), está longe de ser inocente ou sem propósito.

Se a intenção era ser preconceituoso ou fazer piada (que pra mim é uma forma de preconceito disfarçado) no final das contas não interessa, a multiplicidade de sentidos acabou tornando-o de extremo mal-gosto.

Num tópico relacionado ao tema na HoJE alguns estão propondo um boicote e há até uma enquete sobre o tema no Mix Brasil.

Eis o tal comercial:

Doritos YMCA

E o outro da mesma campanha:

Doritos – Hélio

Em nota oficial enviada ao G Online na tarde desta sexta-feira, dia 13 de março, a PepsiCo, empresa fabricante do Doritos, negou que tenha desrespeitado a comunidade LGBT com os comerciais do salgadinho, em que três jovens ficam atônitos ao ver um amigo dançando YMCA, do Village People.

Ao final da propaganda, uma imagem do produto cobre o rosto do jovem e um locutor diz: ‘Se você quer dividir alguma coisa com os amigos, divide um Doritos’. A mensagem, em questão, foi motivo de discórdia entre ativistas e homossexuais em geral, que afirmaram em publicações na web que o comercial pode dar a entender que o jovem, que se diverte com a música, não deve assumir sua homossexualidade para os colegas.

Segundo a PepsiCo, porém, a mensagem da peça publicitária, ‘Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divide Doritos, lembra, de forma descontraída, que todos nós já pagamos algum mico entre amigos, como uma dancinha ultrapassada ou uma imitação embaraçosa’.

Ainda de acordo com a fabricante, o desenvolvimento da peça publicitária contou com pesquisas aprovadas pelo público antes do início da veiculação ‘justamente por trazer à tona lembranças engraçadas que compartilharam com os amigos’. A empresa afirma que o ‘próprio Orkut conta com comunidades como Eu Já cantei no karaokê, Eu já fiz dancinha do YMCA, entre outras, comprovando como é mesmo engraçado’. 

A companhia disse ainda que um dos pilares defendidos pela PepsiCo é a diversidade e inclusão. ‘Nunca aceitaríamos o risco de veicular qualquer mensagem discriminatória, muito menos ofensiva a qualquer público, e desrespeitar os homossexuais seria inaceitável tanto para a PepsiCo quanto para sua agência de propaganda (a Almap BBDO)’.

Manifesto da ABGLT

Em um ofício enviado ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) pediu que o comercial seja retirado do ar. A Associação afirma também que ele é depreciativo em relação aos LGBT e que “a veiculação do material da televisão brasileira dissemina o preconceito com uma roupagem bem-humorada”.

No mesmo ofício, assinado pelo presidente da ABGLT, Toni Reis, afirma-se que o comercial está na contramão dos esforços do governo de estabelecer políticas públicas de promoção do respeito à diversidade humana.

Fonte:G Online

ps: No mesmo dia que esse ofício foi encaminhado, o Conar instaurou o processo ético nº 074/09. Ainda não há previsão da decisão do Conar. Se você quiser fazer sua reclamação, visite o site do órgão. É fácil e rápido.

E vocês, o que acham?

Leia mais:

 http://raspaserestosmeinteressam.blogspot.com/

http://www.brainstorm9.com.br/2009/03/13/comercial-de-doritos-causa-polemica-entre-homossexuais/

7 Comentários leave one →
  1. 17 março, 2009 4:31 pm

    o melhor são os olhares de reprovação dos amigos.

  2. beh permalink
    17 março, 2009 11:28 pm

    nao tinha visto ainda…se a intenção era mostrar algum mico, acho que nao foram felizes na escolha do alvo.

  3. 18 março, 2009 11:32 am

    Olá,

    Meu nome é Fernanda Guerzoni e sou coordenadora da Lazer Rede de Blogs (www.lazerblogs.com.br), empresa pertencente à Ocio Networks.

    Lançamos nossa rede em janeiro desse ano com apenas 4 blogs e temos notado um crescimento interessante o que nos leva a crer que dentro de alguns meses já atingiremos algumas metas e também aumentaremos a rede.

    Gostariamos de verificar a possibilidade da troca de links com vocês e também de idéias. Na blogosfera o importante é a cooperaçao!

  4. 19 março, 2009 10:03 am

    Acho muito barulho por nada.
    A escolha da música foi infeliz, sim, porque dá margem à dupla interpretação, mas não vejo a propaganda como essencialmente homofóbica.

  5. 19 março, 2009 9:11 pm

    Tb achei mto barulho por nada…

  6. 20 março, 2009 9:35 pm

    A propaganda eh ruim por si só.

    http://casulosearmarios.blogspot.com/

  7. Té Pazzarotto permalink*
    5 abril, 2009 7:08 pm

    Bem ou mal, é abusiva (lei – 8.078/90; art. 37, § 2º).
    Por muito menos outras propagandas foram retiradas do ar…

    =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: