Skip to content

Do começo ao fim

12 maio, 2009

foto3 

Ana Quitéria*
Especial para o JC Online

Quem acha que existem temas na vida que são tabus demais para serem tratados em praça pública que passe bem longe das salas de cinema em meados de agosto, época prevista para a estréia do filme Do começo ao fim, de Aluízio Abranches. O filme, que já causa frisom na internet através do trailer, teaser e cenas de bastidores no Youtube e ganhou algumas comunidades no Orkut, conta a história do amor incestuoso vivido pelos irmãos Francisco e Thomás. 

De acordo com os realizadores, foi investido R$800 mil, um montante bem pequeno, mas suficiente para a produção que declina de pirotecnias e investe num roteiro forte e em atores-autores como Julia Lemmertz e Louise Cardoso. Tecnicamente o filme também promete, pelo menos no tocante à fotografia que ficou a cargo do experiente Ueli Steiger, diretor de fotografia que atuou em  produções gigantes como Con Air (1997), O patriota (2000), O dia depois de amanhã (2004), entre outros e entra no filme não pelo cachê, mas por amizade ao diretor e – espera-se – pela qualidade da obra.

A julgar pelas imagens e material de divulgação liberados pela produtora Pequena Central, cujo um dos donos é Marco Nanini, a nova obra de Abranches apresenta a delicada e incomum (será mesmo?) situação de forma leve, mas não superficial. Uma tarefa que se não é fácil, pelo menos ficou para um diretor que já provou saber abordar cenas “difíceis” no seu primeiro longa, o aclamado Um copo de cólera (1999). (…)

* É cineasta, jornalista e assina a coluna Aleatória no portal.

____

Ainda segundo Ana Quitéria, “seja por causa dos que procuram obras diferenciadas na cinematografia brasileira ou pelos que querem checar cada movimento das cenas de sexo protagonizadas pelos belos rapazes, Do começo ao fim deve levar um bom número de espectadores ao cinema. É esperar para ver e torcer para que o filme provoque discussões que ultrapassem o óbvio.” Faço coro para que isso aconteça!

“Um dia, sem mais nem menos, Thomás abre os olhos e olha direto para Francisco, seu irmão de seis anos. Durante a infância, os irmãos são muito próximos, talvez próximos demais. (…) Mais tarde, quando Francisco tem 27 anos e Thomás 21, Julieta morre repentinamente em um acidente de carro. Francisco e Thomas se tornam amantes e vivem uma extraordinária história de amor”.

foto2Pelo que percebi, uma das partes mais delicadas do filme é a fase em que as personagens ainda são crianças.
Gabriel Kaufmann, que fez o Francisco, neto da vilã Marta (Lília Cabral) em Páginas da Vida, em 2007, interpreta Thomás e Lucas Cotrim, Francisco. O interessante foi a declaração da mãe de Gabriel, Denise Kaufmann:

“Os irmãos se apaixonam, mas o filme não mostra nada de concreto entre os dois enquanto são crianças, nenhum contato físico. Todo o amor que ele sente pelo irmão mais velho é apenas insinuado. Eu não poderia proibi-lo de fazer esse filme, primeiro porque seria um preconceito bobo de minha parte e, segundo, pelo fato de o longa ser muito delicado e belíssimo”, explicou Denise.

Na fase adulta as personagens são interpretadas pelos jovens atores Rafael Cardoso (Thomás) e João Gabriel Vasconcelos (Francisco).

Fonte: JC ONLINE; O Fuxico

____

Trailer

http://www.youtube.com/watch?v=3DVa2DKSnU0

Bastidores “Do Começo ao Fim” de Aluizio Abranches

http://www.youtube.com/watch?v=MX7o0Kjc_SY

Teaser
.
http://www.youtube.com/watch?v=-Ks9wD_TEbA
.
Site do filme

http://www.pequenacentral.com.br/cinema/docomecoaofim/index.html

7 Comentários leave one →
  1. Mara permalink
    12 maio, 2009 11:29 pm

    Nossa…
    Que bonito.
    Fiquei emocionada com o trailer.
    Espero que o filme seja bacana.
    Ansiosa…

    • Pazzarotto permalink*
      12 maio, 2009 11:46 pm

      Eu tbm fiquei…
      Tomara que atenda as expectativas =)

  2. 13 maio, 2009 12:03 pm

    Que lindo! Ainda bem que agosto está próximo.

  3. Edna permalink
    13 maio, 2009 5:20 pm

    De agosto em diante as salas de cinema do Brasil ficarão lotadas. O filme será sucesso nacional e mundial pois trata o assunto incesto e homossexualismo com muita delicadeza.E a direção é competente e muito talentosa.Vamaos aguardar a estréia e aplaudir!

    • Pazzarotto permalink*
      13 maio, 2009 6:30 pm

      Tomara que receba alguma indicação, apesar de ser cedo pra falar em Oscar…
      Tomara também que seu otimismo se concretize =)

  4. Mah permalink
    13 maio, 2009 7:11 pm

    Dois posts q sairam por minha causa….xD

    huahuahauahau…=P

    • Pazzarotto permalink*
      13 maio, 2009 7:17 pm

      E de quem postou o tópico na comunidade =p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: