Skip to content

Lula e a União Homoafetiva

18 maio, 2009

Narrador – Vamos começar este terceiro e último bloco com uma pergunta de São Paulo.

Cidadã – Gostaria de saber se o Lula é a favor do casamento homossexual.

Lula – Olha, eu a vida inteira defendi o direito à união civil. Sabe? Eu acho que nós temos que parar com uma certa hipocrisia neste país, porque a gente sabe que existe. Sabe? Tem homem morando com homem, tem mulher morando com mulher e muitas vezes vivem bem, sabe? De forma extraordinária. Constroem uma vida junto, trabalham junto sabe? E por isso eu sou favorável. Eu acho que nós precisamos parar com esse preconceito. Cada ser humano viva sua vida do jeito que bem entender, desde que não moleste a vida dos outros.

Repórter – O senhor pensa em, no caso do governo, adotar alguma medida para facilitar a vida das pessoas, enfim, dos homossexuais que vivem em família, por exemplo: permitir a constituição de pensão previdenciária e outros… (Outra repórter – A adoção de filhos…)

Lula – Várias câmaras de vereadores já aprovaram. Várias assembléias legislativas já aprovaram e tem vários projetos no Congresso Nacional. É aprovar o que nós temos que fazer.
Olha, eu participei da Conferência Nacional. E alguma coisa que me cala profundamente é o seguinte: ou seja, Por que os políticos que são contra, sabe, não recusam o voto deles? Por que o Estado brasileiro não recusa o imposto de renda que eles pagam? Olha, estamos precisando tratar a todos sem nenhuma discriminação. A vida que cada um leva dentro da sua casa, o parceiro que a pessoa quer ter, ou a mulher ou o homem, é um problema deles. O que é importante é que eles sejam cidadãos brasileiros, sabe, respeitem a Constituição, e sobretudo, sabe? que cumpram com o seu compromisso com a nação. O resto é um problema deles.

Ponto positivo pro Lulu! ^^~

__

Leia mais:

Presidente Lula levanta a bandeira gay!

Barack Obama apóia o casamento gay?

16 Comentários leave one →
  1. Renata permalink
    18 maio, 2009 8:00 pm

    Sou anti-lula, mas até que nesse quisito, o cara está tendo peito para brigar com os hipocritas do congresso.

  2. 18 maio, 2009 8:44 pm

    PROBLEMA deles. afe, ô pais atrasado. até o cara que diz que é a favor tem essa postura superior, diz que não julga julgando. O Lula tem maioria no Congresso. Aprova o que quiser lá. O Zapatero aprovou a igualdade no casamento na Espanha no início do governo. Era promessa de campanha, Zapatero foi lá, colocou no Congresso e aprovou. O Lula já está no segundo mandato e fica com essa retórica que parece a favor mas é cheia de cargas negativas. E aprovar que é bom lei para nos proteger nada nada.

    • Pazzarotto permalink*
      18 maio, 2009 9:05 pm

      Olha Sil, não sei de onde você é, mas pelo menos aqui nas redondezas Nordestinas a gente usa muito essa força de expressão “o problema é seu” de maneira informal e sem mensagens implícitas; agora se resta oculto na fala do Presidente Lula qualquer tipo de julgamento, eu vou dizer… Ele tem “enganado” bem…

      Quanto a aprovação de leis acho que todo mundo sabe a ciranda que é aquele Congresso, e também sabemos que mesmo que este fosse todo formado por Petistas pró-Lula, provavelmente, pelo menos a metade seria contra qualquer lei ou arremedo de lei favorável a homossexuais… Isso não é problema só do poder Executivo, é principalmente responsabilidade dos Excelentíssimos Deputados e Senadores…
      De qualquer “sorte” tem eleição ano que vem, façamos do discurso, ação!

  3. beh permalink
    19 maio, 2009 12:08 am

    Acho um bom começo, menos pior o Lula pensar assim. Mas,ninguém lá vai levantar essa bandeira, não serão suas prioridades. Então, vai depender mais da nossa pressão, da nossa poderosa arma que é o voto correto.

  4. uiu permalink
    19 maio, 2009 4:38 pm

    Aproveitando o post, aconselho e sugiro quem ainda nao fez, votar a favor da PLC 122/06 que esta no congresso, é bem fácil e visitar o site.
    www . naohomofobia . com . br

    Obrigado a todos
    😉

    • Renata permalink
      21 maio, 2009 9:25 am

      Eu liguei para o disk senado e deixei meu recado para os senadores do meu estado (entre eles o homofobico Magno Malta). O processo é bem simples: vc deixa seus dados e diz qual a mensagem que enviar. Uma boa forma de fazer pressão para aprovação da PL 122/06.
      Aproveitando para fazer um comentário à fala de Lula. Ele foi perguntado se era a favor do CASAMENTO homossexual e respondeu que era favorável a UNIÃO CIVIL… Ou seja, não respondeu nem que sim nem que não.

      • Pazzarotto permalink*
        21 maio, 2009 11:15 pm

        Oi Renata, então…

        Primeiro, parabéns por ter ligado pro Alô Senado, acho até que vale um post de lembrete aqui no NPDD.

        Quanto ao comentário sobre a fala do Lula: UNIÃO CIVIL é o termo jurídico para casamento, geralmente as pessoas casam no Civil, destarte denominada União Civil; e casam no religioso…
        Talvez haja essa confusão porque a palavra casamento está muito associada a cerimônias religiosas, mas acabou sendo adotada também para informar sobre a união legal do casal.
        Lembrando que: a União Estável é uma união que possui abrigo na Lei Civil que é o Código Civil. Sua única diferença em relação ao casamento é justamente a ausência de formalidade
        mas há submissão às regras do Código Civil, inclusive para que os conviventes ou companheiros não fiquem sem amparo no caso de morte de um deles.

      • Renata permalink
        22 maio, 2009 10:24 am

        Pois e, Té, e esse é o grande problema. Casamento, para os religiosos, é um sacramento. E acho que essa é a grande barreira que teremos que transpor. A preocupação deles e a de a aprovação do casamento homossexual obrigá-los a aceitar religiosamente essa união também… A proposito, um dos senadores respondeu a minha ligação por meio de carta… Se quiser, te mando a resposta dele depois. Meio decepcionante de uma pessoa que até que admiro.

      • Pazzarotto permalink*
        22 maio, 2009 1:34 pm

        Se quiser mandar, seria interessante.
        Quanto à cerimônia religiosa, se o catolicismo ou outra religião, seja ela cristã ou não, quiser retirar de sua doutrina a parte referente a homossexuais, ou ainda, quiser dar uma nova interpretação para escrituras sagradas, ok… Mas discordo de que “nós temos” que obrigar uma aceitação, sabe? Seria o mesmo caminho que religiosos mais fervorosos tomam, querendo obrigar homossexuais a assumirem sua orientação como um grave pecado e a “se converterem”… Não acredito nessa “política”, acho fundamental, sim, o respeito mútuo.

  5. miss x permalink
    19 maio, 2009 9:41 pm

    Realmente, se ele estiver enganando (e eu espero q não), interpreta mto bem…
    Sejamos otimistas!
    .
    .
    .
    Uma dúvida q não tem relação com o post: como vc faz para deixar o vídeo do youtube certinho na sua página?

    Bjs

    • Pazzarotto permalink*
      19 maio, 2009 9:48 pm

      Cara, é automático aqui, não faço nada só posto e o wordpress diagrama dessa maneira =)

  6. 19 maio, 2009 9:43 pm

    O discurso pró-homossexuais do Lula já existem há algum tempo, também acho:

    Ponto positivo pro Lulu! (2)

  7. Mara permalink
    21 maio, 2009 8:21 am

    Sou funcionária pública federal e foi na gestão do Lula que passamos a ter o direito de colocar o companheiro (a) como dependente no plano de saúde, com direito a receber a participação que o Governo paga. Como ele mesmo disse, nós não temos qualquer diminuição de deveres, nosso voto vale tanto quanto o dos outros, temos que ter direitos iguais também.
    Espero que as pequenas vitórias deem espaço para as grandes e estas últimas para os direitos adquiridos.

    Abraços

    • Pazzarotto permalink*
      22 maio, 2009 1:37 pm

      Tomara mesmo, Mara…
      Acredito que isso seja desejo de todos nós =)

  8. jaqueline permalink
    8 agosto, 2010 2:15 pm

    lula está sendo uma pessoa com caráter pois não há carater quando a descriminação entra em jogo e aí somos pessoas sem civilização isto seria justa para os homoafetivos não fazem mal a ninguém

Trackbacks

  1. PGR entra com ação no STF a favor do reconhecimento da união homossexual « Na Ponta dos Dedos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: