Skip to content

Muito melhor que chocolate!

11 dezembro, 2009

 

Minhas férias começaram terça-feira, dia 8, e apesar da pilha de livros que tenho pra ler, coloquei-me diante do computador e pensei: o que escrever para o NPDD?!

Não sabia. Ainda mais que estou colocando as tags em todos os posts passados (total de: 394), vi o tanto de coisa que já discutimos, comentamos e indicamos por aqui. De música, amor, sexualidade, poesia…

Hoje, com o cancelamento de alguns compromissos, resolvi tirar o dia de folga e ver algum filme. Escolhi, como o título do post pode denunciar, “Melhor que chocolate”. Que boa surpresa!

O filme conta a história de Maggie e a sua descoberta do amor com Kim; conta também a história da vida das pessoas que a cercam como Francis, a dona da livraria onde Maggie trabalha; Judy a  futura transexual que está esperando pela cirurgia; Carla que também trabalha na livraria e é uma bissexual “desbravadora”; Lila, a mãe recém divorciada e sócio-culturalmente reprimida e Paul, o irmão mais novo que está descobrindo a vida, além de Tony, o inquilino vizinho a livraria. 

O feito desse filme, é conseguir tratar de forma leve e em pouco tempo (cerca de 99 minutos) diversos temas, tanto os mais íntimos – como os que envolvem os relacionamentos – quanto os mais “sociais” – como o preconceito dentro do “meio” em relação às identidades e as orientações sexuais.

Apesar da história principal ser muito fofa, e ter a questão de assumir a homossexualidade pros pais, devo confessar que o que mais me chamou a atenção foram a mãe de Maggie, Lila; e Judy a trans.

Judy e Carla

O crescimento de Lila é “inspirador” e extremamente divertido. As substituições simbólicas feitas, as sutilezas, a sua condição de mulher num papel socialmente construído para ela, a repressão de desejos etc. até a sua libertação, mostram a saída da mulher de seu casulo. Lila não apenas se divorcia do marido, como da sua antiga “eu”. E sai de uma figura aparentemente opressora e pudica, para alguém mais madura e em busca de si, numa (re)descoberta maravilhosa.

Judy é o “ideal” do papel feminino: delicada, charmosa, bonita, educada, prendada, discreta, gentil, fina, classuda e inteligente. É belo ver sua luta pra ser reconhecida como mulher, encarando de cabeça erguida, e sem perder a compostura, a intolerância de “pessoas” que, justo por serem “vítimas” tantas vezes da crueldade e do preconceito, deveriam ter na cabeça, quase de forma inata, o respeito pelo próximo. É com essa personagem que vemos, também, o amor vencer o estereótipo. Afinal, Judy é uma trans homossexual que está completamente apaixonada por Francis, a lésbica dona da livraria. Encantador!

De pano de fundo, temos o cotidiano, a homofobia, a classificação de material lésbico e erótico como obsceno, etc.

O filme é uma delícia, é bem feito, tem um bom roteiro com falas engraçadas e algumas boas lições.

__

8 Comentários leave one →
  1. 11 dezembro, 2009 10:50 pm

    Ai, adoro esse filme! A trilha também é ótima!

  2. A.C.L.B. permalink
    11 dezembro, 2009 11:54 pm

    gostei…
    vou aproveitar as minhas férias para assisti-lo também! 😉

  3. Cláudia permalink
    12 dezembro, 2009 11:47 pm

    Sou louca pra assistir!
    Assim que tiver um tempinho… \o/

    Ótima indicação, querida.

    =***

  4. 15 dezembro, 2009 9:12 am

    Oq eu mais gosto desse filme não é o casal principal da trama e sim o mais improvável. Da dona da livraria com o personagem transexual.

  5. Aninha permalink
    26 dezembro, 2009 10:59 pm

    Bom… eu ainda não estou 100% de férias, rs. Mas tirei a tarde de hoje para assistir a alguns filmes também. “Desert hearts” (filme bem interessante, até por ter sido feito em 1985), e “It´s in the water” (achei muito bom). O “Better than chocolate” está no meio da minha listinha. Mas depois de ler esse post… acho que vou puxá-lo pro número 1! Obrigada pela dica, e pela bela descrição do filme!

    • 27 dezembro, 2009 7:17 pm

      Que bom que gostou, Ana.
      Esses 2 filmes que você comentou ainda não vi… Quando tiver um tempinho acho que darei uma olhada =)
      Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: