Skip to content

O que vocês acham?

7 novembro, 2010

Estava no momento de folga, quando descobri a nova ferramenta do Google, o: Street View (http://www.google.com/intl/en_us/help/maps/streetview/)… Tudo por causa dessa notícia: http://info.abril.com.br/noticias/internet/street-view-rende-1-processo-no-brasil-05112010-46.shl.

Foi então que, no facebook, expressei minha pulga atrás da orelha:

Vocês já viram a novidade do Google? O street view? Tem alguém no fb com experiência em direito internacional?
O street view diz que retira qualquer imagem de circulação diante de uma reclamação, mas até lá o estrago já pode estar feito, né?

Eu sou conservadora demais ou realmente as pessoas estão perdendo a noção do limite da violação da privacidade, e do que é liberdade???

Então um amigo meu respondeu:

Não vejo muita diferença entre ser fotografado ou filmado por um jornalista no meio da rua e este aplicativo. É só uma questão de amplitude

Diante dessa resposta, elaborei melhor meu pensamento:

Mas o jornalista você “vê”, você pode desviar, você pode não autorizar a transmissão da sua imagem, e, provavelmente, o jornalista é de alguma emissora/jornal/revista local, ou seja, tem permissão legal para funcionar.
Se há fronteiras no mundo, e qualquer invasão destas, seja pelo ar, mar ou terra causa, no mínimo, um desconforto diplomático, está na hora de começar a ver com outros olhos essas ferramentas de longo alcance.

Boa parte das inovações que desfrutamos teve seu inicio como projeto do exército, e penso que o exército não faz nada apenas para brincar… Bem, quando o que eles inventam se transforma em mercadoria é porque, provavelmente, para eles, a dita ferramenta está obsoleta, ou seja, há algo mais potente… E é isso que vem a minha cabeça quando vejo um treco desse no Google

Mas, talvez, seja só preocupação boba minha…

Agora se você estiver falando de paparazzo, bem… Aí a questão é ética jornalística, que também passa pela privacidade, sim, mas não é o foco principal uma vez que as pessoas “perseguidas” são “sujeitos públicos”… De qualquer forma, discordo de ambos.



E aí, o que vocês acham?

_

Apenas para esclarecer: 1) não estou dizendo que esse “aplicativo” do Google surgiu de algum projeto militar; 2) pensei que ele funcionava como o google maps, por satélite, mas vi umas imagens de carros circulando pelas ruas; de um jeito ou de outro, continuo com minhas reservas.

8 Comentários leave one →
  1. Towanda permalink
    7 novembro, 2010 4:26 am

    Imagina o google tirando as pessoas do armário… tenso! haha. “Ia te contar, pai, mas o Google fez o ‘favor’ por mim”.

    • 7 novembro, 2010 4:28 am

      Towanda foi de lascar, viu? rs

      ps: não vá bater o carro, ok?

  2. Towanda permalink
    7 novembro, 2010 4:36 am

    É, né? Não daria pra eu sair sorrateiramente porque o Google ia me entregar. =P

  3. 7 novembro, 2010 2:33 pm

    Odeio me sentir vigiada… Vou prestar mais atenção nas ruas agora. Parece que tem um engenheiro processando a Google por essa ferramenta já.

  4. 7 novembro, 2010 2:57 pm

    Realmente a ideia de ser retirada do armário não me agradou hihhi
    Pra mim o problema é esse, não interessa se você é famoso, anônimo, vivo ou morto, vc pode ser flagrado num momento desagradável e ficar pop no mundo todo!!
    Não! Não achei legal

  5. 8 novembro, 2010 11:57 am

    Nao gosto da ideia de ser “pop” se flagrada, seja “saindo do armario” ou em qualquer outra situaçao! Mas acho que a ferramenta é importante para os que n conhecem alguma cidade e que queiram saber mais ou menos como sao as ruas ou como se localizar!

    É só tomar mais cuidado, minha gente! rs

    adoro o blog!

    • 8 novembro, 2010 5:44 pm

      É ficar de olho, né? rs
      Que bom que vc gosta do blog =D~
      Obrigada!
      Beijos!

Deixe um comentário

